quarta-feira, 8 de maio de 2013

Peixe Linguado

              
                                     Linguado(Solea Vulgaris,Solea Solea)


 


Estavamos pescando no Pier da Cetrel conhecido como Emissario de Arembepe quando esse peixe fiscou minha isca ele também é conhecido aqui por peixe folha
Peixe de fundo, freqüenta águas calmas com fundo de areia, nas proximidades de praia e pedras, entrando também pela desembocadura dos rios. É apreciado  pela excelência de sua carne. Mede entre 30-50cm e pesa cerca de 3kg, pode chegar a 1m e pesar 12kg. Pesca em condições normais, material e iscas tradicionais. Nesse dia não tive a sorte de pegar um grande.


Caracteristicas: Pertencem a um grupo  que é caracterizado por serem exceções à regra da simetria no mundo dos peixes. Têm o corpo muito achatado lateralmente, discóide e assimétrico e colorido apenas no lado superior, sendo o lado inferior de cor esbranquiçada. Cabeça assimétrica, com os dois olhos colocados do mesmo lado, normalmente à direita - barbatana dorsal e anal pouco desenvolvidas, compostas de raios não espinhosos, quase sempre colocada em volta de todo o corpo, unindo-se à caudal. 

Habitat: Vivem em águas tropicais ou temperadas - muito poucas espécies são encontradas nas águas frias.
São privados de bexiga natatória, pelo que se encontram constantemente no fundo - normalmente semi-enterrados na areia ou lodo, com a cabeça elevada de modo a poderem respirar, com a face colorida para cima, cuja cor se adapta maravilhosamente à cor do ambiente em que se encontram (mimetismo).
Alimentam-se de vermes marítimos, peixes pequenos, moluscos e algas e podem ser encontrados em águas de poucos cm até centenas de metros de profundidade. Apresentam grande resistência à poluição. Desovam normalmente em Maio.

A sua carne é muito saborosa, e são muito procurados para a alimentação humana, atingindo preços muito elevados.

A sua pesca é feita ao fundo, preferencialmente com vermes (minhoca, ganso ou casulo), embora não desdenhe outras iscas. Normalmente dá apenas um toque quando engole a isca, ficando quieto depois de ferrado. Apenas quando o pescador recolhe a linha sente o seu peso, pois oferece toda a superfície do seu corpo como resistência ao deslocamento. Engole quase sempre o anzol, tornando-se difícil tirá-lo do anzol.

Algumas fotos desse peixe:

ORLA DE CAMAÇARI BA
PIER DA CETREL (Emissário) Arembepe BA

terça-feira, 7 de maio de 2013

Peixe Pampo



Características: peixe de escamas com corpo alto, arredondado e comprimido. Os primeiros raios das nadadeiras dorsal e anal são alongados atingindo ou ultrapassando o pedúnculo caudal, dependendo da espécie. Coloração do dorso é azulada ou esverdeada e a do ventre prateada. Alcança 50 cm de comprimento e até 6 Kg de peso. Um dos peixes mais estimados pelos pescadores de praia, tanto pela grande briga que oferece, quanto pela saborosa carne que possui. Gosta de águas quentes e por isso não aparece nos meses frios. Prefere comer na arrebentação logo no primeiro ou segundo canal, perto da espuma e no fundo à cata de moluscos. Pesca com material médio e iscas comuns.

Habitat: locais próximos à formações rochosas e praias na região em que as ondas estouram, em águas rasas ou profundas, também dentro de largas tocas.

Ocorrência: todo o litoral brasileiro.

Hábitos: jovens costumam formar cardumes, já os adultos são solitários.

Alimentação: crustáceos, moluscos e pequenos peixes.

Ameaças: poluição, destruição do habitat e pesca predatória.

                                         
                                      RESULTADO FINAL 


Depois de ter pego dois Pampo criados fiz uma moqueca que por fim das contas tava uma DELICIA. Carne macia sem espinha quase nenhuma.

ORLA DE CAMAÇARI BA
PIER DA CETREL (Emissário) Arembepe BA