Rhinobatidae é uma família de raias vulgarmente chamados peixe guitarra, peixes-viola, pela forma do corpo.
Os peixes-viola encontram-se em águas tropicais de todos os oceanos, principalmente em águas costeiras, raramente entrando em estuários. O corpo é intermédio entre o do um tubarão e o de uma raia, com as barbatanas peitorais dando à cabeça a forma de um coração e o resto do corpo alongado, com duas barbatanas dorsais bem desenvolvidas e uma caudal típica da classe, sem espinhos. São peixes demersais, que se alimentam de organismos do fundo; embora possam atingir tamanhos consideráveis (até 3m), não são perigosos para o homem, pois não possuem nenhuma defesa, diferente de espécies próximas que contem um ferrão ao final da cauda. A sua única tática de defesa é se esconder embaixo da areia como o linguado. 1 .

Características: Corpo em formato de cunha com o focinho pontudo e a cauda grossa e alongada. O dorso é marrom, o corpo pardo-claro com pintas esbranquiçadas e o ventre esbranquiçado. Nadadeira peitorais e pélvicas de cor marrom claro marginadas de azul, o mesmo que as bordas do corpo por detrás das nadadeira pélvicas. Normalmente medem em torno de 1 m, podendo alcançar até mais de 2 m. As fêmeas são maiores que os machos.
Habitat: costeira de águas rasas, podendo, entretanto, chegar a até 100 metros de profundidade. É encontrada junto ao fundo, normalmente arenoso, ou pequenas pedras.
Ocorrência: toda a costa brasileira.
Alimentação: crustáceos, moluscos e pequenos peixes.
Reprodução: ovo vivípara, produzindo de 4 a 8 filhotes a cada gestação.
Predadores naturais: tubarões
Ameaças: pesca predatória, poluição e destruição do habitat.
RESUMO DA HISTORIA |
Nenhum comentário:
Postar um comentário